Falar sobre o que é Coaching, tornou – se um desafio e um tanto quanto delicado. A forma que esta palavra vem sendo empregada, com tamanha liberalidade, faz com que a abordagem tenha muita falta de clareza sobre o que é esta metodologia e o que faz um profissional Coach.
Observo por diversas vezes o uso desta palavra em abordagens que nada tem a ver com a metodologia. Fato este tem sido o principal para que muitos tenham um pré-conceito sobre a profissão e dificuldades para fazer a contratação deste serviço e também para buscar uma formação adequada para ingressar como profissional Coach.
A grande verdade é que este fato afeta e muito a credibilidade desta profissão e ameaça os que se dedicam de forma séria e responsável as práticas do Coaching, com isso vem neste balaio a banalização e inúmeras informações desta abordagem de forma equivocada. Isso distorce e desinforma a potência do processo de Coaching a sua capacidade de transformação desta metodologia e a ética e princípios desta profissão.
Somente quem experimentou esta experiência pode entender, que o processo não é só fazer perguntas, fazer relatórios e seguir um passo a passo , como uma formula mágica que ouço por ai de maneira extremamente comercial.
A complexidade de acessar um ser humano e a responsabilidade deste profissional, não permite que acreditamos neste mercado a base de formulas.
Se existe alguma, eu mesmo quero experimenta-la, pois, a minha experiência diz que cada ser humano é um sistema complexo, onde é preciso uma grande flexibilidade para adaptar –se e sobreviver é proporcional a complexidade do sistema. Pensando neste princípio, podemos dizer que nem toda ação gera o mesmo resultado em um sistema complexo, ou seja, se com uma determinada ação, não gero o resultado desejado, é preciso uma grande capacidade e habilidade para observar e adaptar um novo comportamento e obter o resultado desejado.
Já diria Albert Einsten: “ A maior loucura de um ser humano é querer resultados diferentes fazendo as mesmas coisas. ”
Isso já traz a nós a responsabilidade e a complexidade que envolve cada processo.
Por vezes recebo de algumas pessoas, uma pergunta muito comum nas redes sociais: “Agora todo mundo é coach”?
É claro que NÃO!
Pense você, que pergunta mais sem sentido. Todo mundo, do mundo todo é Coach? A generalização que é uma característica dos seres humanos, deixa as informações ainda mais grosseiras.
Não me entendam mal, mas esta frase é o mesmo que dizer: “Todo mundo agora é empresário. ” E se for, qual o problema? Se você tem uma aspiração de se tornar um empresário, não vai fazer porque você “acredita” que todo mundo agora é empresário?
Nós temos 3 certezas na vida: A primeira é que vamos morrer, e não vou entrar nesta questão. A segunda é que vamos pagar impostos, seja aqui, ou em outro país, e a terceira é que vamos mudar. Ter consciência desta certeza nos prepara ainda mais para sermos os próximos clientes em um processo de Coaching ou aspirar esta profissão.
Pois mudar muitas vezes dói, e não seria bom se você tivesse mais clareza de como fazer estas mudanças sem tantas frustações? Claro que sim!! Espero pelo menos que você diga isso!
Mas afinal o que é Coaching?
Nos anos 1970, o norte-americano Timothy (Tim) Gallwey, considerado o precursor e fundador do conceito de Coaching, deu a seguinte definição: “Coaching é uma relação de parceria que revela, liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas…” (Timothy Gallwey).
– Para Peter Drucker (1978) “Coaching é tornar produtivas as forças das pessoas”.
Nós entendemos que o Coaching é um processo de parceria entre Coach (Profissional) e o Coachee (Cliente) com foco no alcance de metas pessoais e/ou profissionais no qual o cliente tem apoio profissional embasado em uma metodologia cientificamente comprovada e aprovada que desperta o potencial das pessoas para uma descoberta e crescimento pessoal gerando uma grande transformação de comportamentos.
Segundo alguns estudiosos no assunto o processo de Coaching apoia-se em pressupostos básicos de caráter eminentemente humanístico dentre os quais destacamos:
– As pessoas sabem mais do imaginam;
– As pessoas possuem recursos que nem sempre são adequadamente utilizados;
– Metas desafiantes e viáveis estimulam as pessoas a darem o melhor de si;
– As pessoas têm capacidade de mudar se assim o desejarem;
– Pessoas comuns são capazes de fazer coisas extraordinárias.
O processo de Coaching atua diretamente nesta conexão entre Coach(profissional) e Coachee(cliente), para que ele reflita novas percepções, gerando novas ideias e pensamento , gerando assim novos comportamentos para que atinga seus objetivos e desperte TODO SEU potencial interno.
O Coaching Pessoal tem a capacidade de dar clareza ao cliente no que diz respeito ao autoconhecimento e conhecimento do outro.
No livro A arte da Guerra traduzido pelo Padre Amiot em 1772 , Sun tzu o personagem principal do livro disse uma frase que ilustra a importância do autoconhecimento:
― Sun Tzu
O processo de Coaching tem sido utilizado em várias áreas, uma das mais conhecidas são: Executivo, carreira, negócios, financeiro, esportivo, relacionamentos e etc..
O mais difundido porém é na área empresarial, onde muitos executivos e empreendedores, empresários buscam o Coaching para alavancar suas carreiras, atingir de forma rápida e consistente seus objetivos e atender demandas geradas pelas rápidas transformações sócio econômicas que impactaram o mundo empresarial e que alteraram fundamentalmente o papel dos líderes num cenário em mutação.
O modelo de liderança tradicional já não geram um impacto muito positivo nos resultados a longo prazo, outro grande aspecto considerável é o ingresso das novas gerações de profissionais que trazem consigo valores, expectativas e uma visão de mundo incompatíveis com as estruturas antigas e a cultura das organizações, o que afeta diretamente questões relacionadas com lealdade, rotatividade, retenção de talentos, qualidade de produtos e serviços entre outras características como a busca pela qualidade de vida profissional e a busca por algo que tenha mais propósito e sentido.
Todos estes fatores fazem com que as práticas de Coaching e o mercado para esta metodologia aumente cada vez mais e gere uma grande transformação no mercado de trabalho de forma geral.
Veja também mais sobre ouras metodologias https://institutoannaneves.com.br/inteligencia-artificial-na-terapia-comportamental/
O Coaching emergiu com esta missão, que foca a aprendizagem e não o ensino, o desenvolvimento do potencial dos que ocupam posições que carregam consigo responsabilidades que envolvem o capital humano, sem o qual nenhuma organização poderá sobreviver.
Entretanto é muito importante lembrar que o Coaching não está banalizado e não opera milagres, mas propicia a oportunidade das pessoas reconhecerem e otimizarem o uso de seu imenso potencial e de seus recursos, que todos nós temos e que permanecem adormecidos na maioria das pessoas, à espera de alguém que os descubra e os desperte.
Acesse https://www.masterlove.com.br/plataformas/master/?p=buscar e encontre Coaches de Relacionamentos Profissionais